segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Os Macabeus


É admirável que o Judaísmo tenha podido sobreviver, e no entanto sobreviveu contra todas as probabilidades. Apesar da perseguição diabólica, ou talvez por causa dela, os judeus, com pouca fé real na validade das Suas Escrituras, agarraram-se, pelo menos, às formas tradicionais de religião. Fizeram-no, apesar da sua religião não os poder salvar dos seus inimigos, pela qual os seus ancestrais lutaram e oraram tanto.

Série "Ódio e Anti-semitismo"
5/11 Os Macabeus.
Extraído e adaptado de "Jerusalém, um cálice de tontear".
Dave Hunt

Apesar da perseguição e da falta de fé por parte da maioria, houve épocas de grande avivamento do Judaísmo durante a História. Um dos mais surpreendentes ocorreu sob a espectacular liderança de Judas Macabeu, um sacerdote e guerreiro cuja coragem igualava à sua devoção. Antes de cada batalha ele orava como um santo, mas na hora da batalha ele “era como um leão na sua ira”. O seu pequeno exército vivia nas montanhas como animais e alimentavam-se de ervas. De vez em quando eles desciam sobre uma vila vizinha, matavam os traidores, derrubavam altares pagãos, e qualquer criança que encontrassem que não estivesse não circuncidada, eles as circuncidavam violentamente.

Quando estas coisas foram relatadas a Antíoco Epifânio, ele enviou um exército de gregos sírios para destruir a força macabeana. Judas encontrou-os na passagem para Emaús, e apesar dos gregos serem mercenários treinados e fortemente armados, e o bando de Judas estar pobremente equipado e vestido, os judeus obtiveram uma vitória completa. (Aproximadamente em 166 a.C.).

Antíoco então enviou em exército maior, cujo general estava tão confiante que trouxe mercadores de escravos consigo para comprar os judeus que esperava capturar, e anunciou nas cidades os preços que cobraria. Judas derrotou também em Mizpah e foi tão eficaz que Jerusalém caiu nas suas mãos sem resistência. Ele removeu todos os altares e ornamentos pagãos do Templo, limpou-o e reedificou-o, e restaurou o culto antigo com o aplauso efusivo dos Judeus Ortodoxos que estavam retornando a Jerusalém. (Aproximadamente em 166 a.C.) Desde então esta ocasião é celebrada como Hanucá. Hanukkah, significa “dedicação”.

Com as suas tropas tremendamente desfalcadas, Judas finalmente foi morto na batalha (aproximadamente em 161 a.C.). O seu irmão Jónatas sucedeu-o, mas também ele morreu na batalha 18 anos mais tarde. O único irmão sobrevivente, Simão, continuou a liderança e, com um aliança com Roma, conquistou a independência Judaica. “Por decisão popular Simão foi escolhido como sumo-sacerdote e general. E como estes cargos foram tornados hereditários na sua família, ele tornou-se fundador da dinastia dos Hasmoneus. O primeiro ano do seu reinado foi contado como o começo de uma nova era, e uma cunhagem de moedas proclamou o renascimento heróico do Estado Judeu.”



5/11.   Os Macabeus.
11/11. Porque razão o anti-semitismo existe?

Sem comentários:

Enviar um comentário