quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Polícia filmado a maltratar criança palestina


Todas as polícias do mundo comentem erros e abuso de poder, porém, se a polícia for de Israel a notícia vem a lume com um requinte especial.

Quem me chamou a atenção para este episódio foi um cristão no facebook que tratou de imediato de apontar o dedo aos cristãos que defendem Israel "como se o seu povo fosse a maior vítima do mundo e afinal cometem estes abusos..."


Parece que o motivo da irritação era soldado era que a criança insistia em andar de bicicleta numa via destinada a veículos motorizados; parece também que a certas pessoas é difícil compreender o perigo que isso representa para as mesmas. Desconhecendo isto, quem vê as imagens sente evidentemente um constragimento e um sentimento de reprovação. No fim o polícia comete a agravante de atirar com a bicicleta para a berma da estrada e por fim vê-se um veículo civil a aproximar-se do local. Não quero nem imaginar o que seria se o soldado tivesse tocado na criança ou esta tivesse sido atropelada.

Penso que o polícia poderia ter levado a bicicleta para o posto e dizer à criança que os seus pais fossem buscar o brinquedo. Mas ainda nem que não o fez porque então o título seria "Polícia israelita rouba bicicleta a criança" e então seria mais difícil uma argumentação mais razoável.

O drama parece ser ainda agravado pelo facto de a criança não ter quintal para brincar, logo, "teria direito" a usar a via pública. Bom, eu tenho que confesar a minha frustração pois quando era criança lembro-me perfeitamente que quando morava em Lisboa também não tinha quintal e não me deixavam ir brincar para o meio da rua, como eu sofri nessa época...

As redes sociais tornaram-se uma fonte de anti-semitismo cruel e basta ler os comentários sobre o vídeo que correu o mundo. Lamentavelmente, muito desse ódio também é fomentado por cristãos que vez de fazerem uma análise fria sobre a questão, sobre o que deve ser o exercício da autoridade e que a Bíblia ensina a respeitar, não, preferem lançar-se contra Israel e atacar também os seus apoiantes.

Cínicamente, estes cristãos não levantam a voz contra o decréscimo da população cristã 
(cerca de 60%!) nas áreas administradas pela Autoridade Palestiniana e em Gaza, preferindo apoiar os palestinianos a expulsar os judeus da sua terra ancestral e com eles os seus irmãos de fé.

Convém assumir que é verdade que Israel, como todas as nações, também tem os seus idiotas, mas não parece ser este o caso.


Veja o vídeo: https://www.facebook.com/btselem/videos/10153718146231570/

Sem comentários:

Enviar um comentário