terça-feira, 21 de junho de 2016

O túmulo dos Macabeus


Nas últimas semanas, o magnífico mausoléu de Horbat Ha-Gardi, que há 150 anos se acreditava ser o Túmulo dos Macabeus, foi novamente escavado, agora com ferramentas de investigação modernas, revelando cofres de enterro magníficos e colunas enormes que suportavam, aparentemente, um segundo andar.

Nas últimas semanas, a Autoridade Israelita das Antiguidades, com residentes e jovens locais, realizou uma escavação arqueológica inusitada, em busca da localização real do Túmulo dos Macabeus.


Teremos nós descoberto o Túmulo dos Macabeus?
21 de Sembro de 2015

Artigo original: Have we uncovered the Tomb of the Maccabees?
Tradução: F. Marto.
Copyright: Autoridade Israelita das Antiguidades

De acordo com as fontes históricas, os Macabeus — Matatias, o Hasmoneu, e os seus cinco filhos, da antiga cidade de Modi'in, conduziram a revolta contra o domínio grego e foram responsáveis por limpar a impureza do Segundo Templo.

O objectivo da escavação arqueológica era determinar se existe algum fundamento para as lendas e histórias que surgiram em torno de Horbat Ha-Gardi, situado a uma curta distância da cidade de Modi‘in e cujo nome está associado ao Túmulo dos Macabeus.

O Túmulo dos Macabeus encontra-se descrito em dois livros antigos com dois mil anos. O Livro dos Macabeus e as Antiguidades dos Judeus, escrito por Flávio Josefo. O Túmulo era descrito como alto, dotado de uma estrutura impressionantes e cercado por colunas, dizendo-se que tinha uma vista sobre o mar e foi construído com pedras finas e coberto com tectos do estilo pirâmide.

A proximidade de Horbat Ha-Gardi da aldeia árabe de Al-Midya e a semelhança do nome da aldeia com a cidade antiga de Modi‘in atraiu, há cerca de 150 anos, a atenção de arqueólogos, estudantes e curiosos, alguns dos quais documentaram o local nos seus escritos e desenhos e conseguindo realizar aqui escavações. Estas últimas revelaram um imponente mausoléu apoiado em colunas que suportavam grandes lajes de pedra e acima da qual poderá ter existido um segundo andar. Foram descobertos cofres de enterro no fundo da estrutura. Houve muita emoção e os primeiros investigadores chegaram a emitir comunicados escritos: «Não restam margens para dúvidas, encontrei o Túmulo dos Macabeus e o túnel que expus continha os restos de Matatias»; «As ruínas do túmulo correspondem na perfeição ao Túmulo dos Macabeus que se descreve nas fontes histórias».

O entusiasmo foi acalmado por um arqueólogo francês chamado Charles Clermont-Ganneau, cujas escavações no local revelaram mosaicos adornados com uma cruz nos pisos dos cofres de enterro. Por conseguinte, concluiu que se desconhece o objectivo da estrutura e que se trata de uma construção cristã. Acrescentou ainda que «é possível que esta estrutura tenha sido construída pelos cristãos para comemorar o lugar do sepultamento dos Santos Macabeus, visto estes terem sido elevados a santos pela cristandade. É muito provável que o futuro revele provas inequívocas a indicarem que se trata do local onde os Macabeus estão sepultados». Desde a publicação do relatório do arqueólogo, o local foi abandonado e permaneceu deserto.

Numa iniciativa inusitada, a Autoridade Israelita das Antiguidades decidiu recentemente dar início a uma campanha em busca do Túmulo dos Macabeus, tendo em vista a resolução definitiva do enigma que envolve o lugar, utilizando ferramentas de investigação modernas. Tal descoberta reveste-se sem dúvida da mais alta importância nacional e científica.

Nas últimas semanas, encontrou-se o magnífico mausoléu, o qual foi escavado com a ajuda de muitos residentes de Modi‘in e das localidades de Hevel Hevel Modi‘in. Foram arrebatados pela aventura e contribuíram para a escavação, disponibilizando o seu tempo e energia e tornando-se parte integrante da equipa de profissionais.

Limpeza dos nichos de sepultamento
Copyright: Dan Shachar, cortesia da Autoridade Israelita das Antiguidades

Para Amit Re'em e Dan Shachar, directores da escavação nomeados pela Autoridade Israelita das Antiguidades, «Não restam dúvidas de que a estrutura que foi descoberta é incomum. As descrições de há 150 anos revelaram-se aqui diante dos nossos olhos, e descobrimos os magníficos cofres de enterro, colunas enormes que suportavam aparentemente um segundo andar, um pátio que conduzia ao túmulo e outros edifícios associados.

Para nossa consternação, o edifício visto pelos nossos antecessores foi alvo de furtos e as suas pedras foram usadas para construir bairros nas redondezas. Não obstante, a aparência do lugar é impressionante e estimula a imaginação. As evidências arqueológicas disponíveis ainda são insuficientes para afirmar com toda a certeza que se trata do local de sepultamento dos Macabeus, mas se não for mesmo o Túmulo dos Macabeus, existe uma forte probabilidade de se tratar de um local que os primeiros cristãos poderão ter identificado como local funerário real e, por conseguinte, talvez tenham eregido a estrutura. É evidente que não se podem pôr de parte as possibilidades alvitradas no passado, mas se vai necessitar de mais escavações e muito trabalho árduo para confirmar essa suposição e o enigma continua por resolver. A busca do Túmulo dos Macabeus continua.

A Autoridade Israelita das Antiguidades financiou a escavação do túmulo com o seu orçamento e são necessários recursos adicionais para recolher o máximo de informação possível sobre a área, na esperança de chegar à solução deste enigma.


Sem comentários:

Enviar um comentário