quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A invenção da esferográfica


O nome original deste inventor é Bíró László József. Contudo este artigo usará para o nome a forma Ocidental. László József Bíró (29 Setembro 1899 – 24 Outubro 1985) foi o inventor da esferográfica.

Biró nasceu em Budapeste, Hungria, numa família Judaica. Ele apresentou a primeira produção da caneta com uma esfera na ponta na Feira Internacional de Budapeste em 1931.

Quando trabalhava como jornalista na Hungria, apercebeu-se que a tinta usada nos jornais secava rapidamente deixando o papel seco e sem mancha. Ele tentou usar a mesma tinta numa caneta com reservatório mas ela não escorria na extremidade pois era demasiado viscosa.


Trabalhando com o seu irmão que era engenheiro químico, desenvolveu uma nova ponta que consistia numa bola que se movia livremente numa cavidade e inserindo tinta de um tinteiro ao rolar a caneta sobre o papel a tinta ficava ali depositada. Biró registou a patente desta invenção em 1938.


Em 1943 os irmãos mudaram-se para a Argentina. No dia 10 de Junho registaram uma nova patente, atribuída nos E.U.A. com o número 2,390,636 e fundou a Canetas Biró da Argentina. Nesta país a caneta com esfera era conhecida como "birome". Este novo desenho foi licenciado para produção no Reino Unido para abastecer a Força Aérea, pois verificaram que funcionava muito melhor em altitude do que as canetas com tinteiro.

Em 1945 Marcel Bich comprou a patente da caneta de Biró a qual rapidamente se tornou o principal produto da sua empresa BIC, vendendo mais de 100 biliões de esferográficas por todo o mundo.

László Bíró morreu em Buenos Aires, na Argentina em 1985. O Dia dos Inventores é celebrado no aniversário de Biró, 29 de Setembro.


No dia 29 de Setembro, no 117º aniversário do seu nascimento, o Google comemora Biró com um rabisco pelo seu "implacável pensamento à frente do seu tempo".

Birome's advertising in Argentine magazine Leoplán, 1945
Extraído e traduzido de:
https://en.wikipedia.org/wiki/L%C3%A1szl%C3%B3_B%C3%ADr%C3%B3

Sem comentários:

Enviar um comentário