quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O risco de amar demais o povo judeu


O risco de amar o povo judeu mais do que o Messias Judeu.

Por favor não nos amem mais (ao povo judeu) do que vocês amam o vosso Messias Judeu! 


O que eu quero dizer com isto?
- Eu sou judeu, um entre cerca de 14.000.000;
- Também, nasci em Israel, em Tel-Aviv que reduz a minha existência para 1 entre cerca de 4.000.000;
- Também, sou Israelita-Judeu seguidor de Yeshua (Jesus) o Messias, o que faz de mim um entre cerca de apenas 7.000.

Ser parte do “remanescente” (Romanos 11:1-6) não é uma tarefa fácil. Por um lado, muitos dos meu patriotas Judeus (que apenas conhecem o que os rabis lhes contam acerca de Yeshua) têm a tendência de olhar para mim como se tivesse traído a minha herança e ter escolhido algum tipo de deus pagão. Nós, os crentes messiânicos, não somos muito populares entre a maioria do povo Judeu em Israel.


Mas por outro lado, agora, muitos e muitos Cristãos baseiam o seu entendimento acerca dos planos de Deus para Israel no que vêm na CNN e na BBC, e é o mesmo que dizer, nada favoravelmente. Nós estamos a ficar também cada vez menos populares entre a igreja nas nações. Considero seguro dizer, como diz um ditado Inglês, estou encurralado entre o diabo e o profundo mar azul.

Enquanto me sinto encorajado pelo apoio e amor que vem de muitos Cristãos irmãos e irmãs à volta do mundo à minha nação de Israel, fico também muito entristecido quando ouço coisas de muitos destes cristãos que amam o meu país de tal modo que parece que eles não pensam que o povo Judeu o que mais precisa é da salvação através de Yeshua (Jesus)! Israel pode ser grande, mas não é perfeito. Nós também precisamos dos nossos pecados perdoados, do mesmo modo que os restantes. Sugerir o contrário é condenar-nos a uma eternidade separados de Deus.

Pessoas que amam Israel até à morte.

Alguns bons exemplos podem ser encontrados em ensinos bastante conhecidos os do presidente de “Christinans United for Israel” (Cristãos Unidos por Israel), pastor John Hagee. (1)

Nos seus ensinos, Hagee promove a falsa ideia de que os Judeus não precisam de uma relação pessoal com Jesus mas que podem ser salvos apenas por guardaram a Antiga Aliança. Tragicamente, ele diz assim: “A lei de Moisés é bastante e suficiente para trazer uma pessoa ao conhecimento de Deus, até que Deus lhe dê uma grande revelação… Todos os outros, sejam Budistas ou Bahai necessitam de crer em Jesus, mas não os Judeus”

Chocado? Eu fiquei sem dúvida.

Parece que Hagee falha na compreensão do propósito da aliança Abraâmica que Deus fez com a nossa nação. Hagee nem sequer compreende o propósito da Lei de Moisés. Como pode Hagee esperar que Israel guarde a Lei de Moisés agora que não temos sacerdócio no templo e rituais de sacrifícios, pois tudo isso abrange o coração e a essência da lei? (E os únicos meios para nos conduzir a Cristo). Como podemos perceber, nós não podemos separar a aliança de Moisés das leis de Moisés. As leis são meramente um resultado da aliança; elas não podem suster-se por elas próprias, do mesmo modo que a maionese e a mostarda são inúteis sem a sanduíche. O nosso novo livro sobre a Torah explica isso detalhadamente. 

A aliança foi ratificada pelo derramamento de sangue (Êxodo 24:8) e foi mantida pelo sangue dos sacrifícios sobre o altar (Êxodo 30:10). Sem o sistema sacrificial nós estamos impedidos de guardar a aliança de Moisés. Além disso, a Bíblia diz que ninguém é apto para guardar a Lei, nem é justificado pelas obras da Lei (Gálatas 2:16), então, ninguém, alguma vez, se tornou apto para receber a salvação através dela. APENAS o sangue do Messias pode salvar-nos e lavar os nossos pecados.

Hagee vai mais longe no seu livro, “In Defense of Israel” (Em defesa de Israel), que ironicamente acaba por ser mais perigoso para Israel do que propriamente uma defesa, diz: “O propósito soberano para a vida de Jesus foi trazer luz aos gentios” (p. 133) Mas Jesus disse que tinha sido enviado “ás ovelhas perdidas de Israel.” (Mateus 15:24)

Hagee diz, “não há nenhum verso das escrituras no Novo testamento que diga que Jesus veio para ser o Messias…” (p. 136) Mas Jesus disse que ele era o Messias: “A mulher disse, "eu sei que o Messias virá"… Então Jesus declarou, "Eu sou, eu que falo contigo" "(João 4:25:26)

Hagee diz, “Os Judeus não rejeitaram Jesus como o Messias; foi Jesus que recusou ser o Messias para os Judeus.” (p.140) Mas Jesus disse “Pois eu vos declaro que desde agora de modo nenhum me vereis, até que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor." (Mateus 23:39)

Hagee diz: “Ele recusou ser o Messias dos judeus, escolhendo em vez disso, ser o Salvador do mundo.” P 143) Mas as escrituras dizem: "Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que Deus fez este Jesus, a quem vós crucificastes, Senhor e Cristo." Actos 2:36

Consegue ver o problema?

O Israel que provavelmente você não conhece.

A ideia promovida por alguns Cristãos de que não há problema que o povo judeu continue a rejeitar Yeshua como Messias, a mim, como judeu israelita, entristece-me, não apenas porque é uma heresia mas também porque eu conheço uma faceta de Israel que pessoas, como o Pastor John Hagee, não conhecem.

Yeshua que é fortemente reconhecido na Bíblia, não empolou a questão do território e da terra, antes, ele tratou de cuidar das pessoas, especialmente dos pobres, dos necessitados, dos idosos, das viúvas, etc… A mensagem de Jesus não trazia qualquer novidade. De novo, as Escrituras Sagradas enfatizam o ensino de que a nação de Israel deveria cuidar do seu povo.

Ainda hoje, 1 em cada 3 crianças israelitas sofre de pobreza (Israel está na 4ª posição na pobreza entre crianças no mundo desenvolvido); o sistema de saúde está em colapso pela falta de fundos e pessoal hospitalar (Israel consta entre os países da OCDE com os hospitais mais sobrecarregados); de acordo com a Transparency International, a corrupção está embaraçosamente posicionada no lugar 60 entre 100 países referenciados; um em cada quatro sobreviventes do Holocausto sofre de pobreza. Em múltiplas ocasiões no passado, eu próprio comprei comida para sobreviventes do Holocausto os quais todas as semanas tinham de decidir entre comprar alimentos ou medicamentos; relativamente ao tráfico humano Israel posiciona-se no terceiro lugar; o comercio sexual representa um volume 500 milhões de dólares por ano (mais o que 60 dólares por pessoa enquanto que a prostituição é legal e largamente disponível em Israel; no seu relatório de 2012 o Conselho Internacional para o Controlo de Estupefacientes colocou Israel entre os “países com mais produtores, exportadores, importadores e utilizadores de drogas narcóticas.”; Israel é um dos líderes mundiais em abortos, com 55 bebés a serem mortos todos os dias, e o nosso governo é um dos subsidiários.

Como se vê, tal como em qualquer parte do mundo, o nosso país faz parte dos povos pecadores da humanidade que infelizmente estão entre os que não reconhecem a necessidade de um Salvador. Como resultado, são evidentes as decisões imorais no nosso país. (Apenas para ser claro: Eu amo o meu país, e o facto de que eu posso criticar o meu próprio governo prova que Israel é a única democracia no Médio Oriente. Se o fizesse em qualquer outro lugar, neste momento, eu já estaria com Jesus face a face :) ).

Como povo de Israel, a nossa esperança não deve estar no nosso governo, nem nas Forças de Defesa de Israel, mas apensas no nosso Salvador. Aquilo que realmente delicia o coração de Deus não é arvorar a bandeira de Israel, os novos e sofisticados tanques de guerra, ou até mesmo no óleo comprado na terra prometida. O que alegra a Deus é, quando, um ser humano toma a decisão de seguir o Messias. O que o nosso povo realmente precisa é… Yeshua!

Então, queridos Cristãos, como um Israelita Judeu seguidor de Jesus, o meu desafio para vós hoje não é que nos amem infinitamente, mas que possam estar à altura do mandato bíblico de nos provocarem ao ciúme em Yeshua (Romanos 11:11). Acreditem, eu próprio estou a viver a evidência de que isto funcionou à 16 anos atrás, e ainda continua a resultar com muitos outros Judeus.

Se você concorda que a melhor forma de abençoar Israel, é com Yeshua o Messias, por favor partilhe o meu post.

Sem comentários:

Enviar um comentário